quinta-feira, 26 de março de 2009

Marafada

De acordo com o Dicionário do Falar Algarvio, de Eduardo Brazão Gonçalves, marafado significa danado, zangado, enraivecido, irritado, terrível, levado da breca, difícil de aturar. Por exemplo: “Estar pior que marafado!”
No feminino, é também uma expressão utilizada no Algarve para designar uma mulher que reivindica os seus direitos e defende as suas opiniões com coragem. É sinónimo de mulher decidida, frontal, honesta.
Outrora, a sociedade não valorizava convenientemente as mulheres nem lhes dava voz, talvez porque os homens é que trabalhavam e as mulheres cuidavam dos filhos, mas, independentemente disso, já se viam algumas mulheres marafadas.
Revemo-nos um pouco no sentido da palavra, uma vez que também nós viemos à luta e lançámos mãos à obra para procurarmos um futuro melhor.

1 comentário:

Mediador disse...

Ora aí está uma explicação interessante. Especialmente para quem vos lê noutras zonas do país. A grande maioria das pessoas conhecerá o termo que usam no vosso texto de apresentação do bloge, mas talvez não tivessem dele uma noção tão completa como a que dão no post. Só é pena não estar ilustrado :)