terça-feira, 14 de julho de 2009

Actividade Integradora - Sandra


A nossa Actividade Integradora foi uma experiência única que me deu conhecimentos e motivação para futuros trabalhos.
O que me deixou mais nervosa foi ver a data da Apresentação a aproximar-se e haver ainda tanto para fazer. Gosto de trabalhar com tempo e tranquila.
Foi muito bom termos a presença dos nossos colegas de outros grupos da FormAjuda que nos vieram apoiar e, ao mesmo tempo, aprender com a nossa Actividade Integradora, uma vez que eles também irão ter que apresentar uma actividade semelhante. Tivemos conhecimento da visita dos nossos colegas pouco tempo antes da apresentação, o que foi uma surpresa, e uma mistura pensamentos: “como serão?”, “não os conheço!”, “será que são simpáticos?”.
O primeiro grupo de crianças que convidámos não pôde vir, o que provocou em nós reacções do género: “e agora, a Actividade sem crianças?”, “que desmotivação!”. Mas conseguimos convidar outro grupo de crianças e só tivemos surpresas agradáveis. Afinal os nossos desejos realizam-se.
Quando soubemos que as crianças estavam a chegar, a nossa alegria foi imensa! Estávamos todas no palco, por trás do pano, e não conseguimos deixar de espreitar para as ver.
Nunca tinha participado na elaboração de um trabalho tão completo e complexo, desde a ideia à organização, da criação de textos à apresentação de todo o trabalho. Desenvolvi, sem dúvida, além de outras, competências na escrita e na representação.
Aprendi muito com esta Actividade e gostei muito de trabalhar em grupo com as minhas colegas. Trabalhar em grupo é muito gratificante porque podemos dar o melhor dos nossos conhecimentos aos outros, assim como receber dos outros aquilo que não sabíamos. O espírito de partilha é essencial para que o trabalho em grupo resulte.
Aprende-se muito mais em grupo porque as ideias fazem maravilhas e completam-se; se não estivéssemos unidas para o mesmo fim, o resultado não seria tão bom.
Olhando para o passado, vejo agora que esta Actividade me deu sabedoria e força para concretizar projectos no futuro. Se acreditarmos que conseguimos, iremos conseguir com certeza, com a confiança e o apoio de quem acredita em nós. Embora eu normalmente costume sofrer por antecipação, no fundo sei que tudo vai correr da melhor forma. Foi o que aconteceu. Todas as dificuldades foram ultrapassadas com motivação, procurando a forma de tudo correr bem, com o apoio dos nossos estimados Formadores.
Pelas competências e saberes que fui adquirindo ao longo destes meses, pelas pesquisas, ideias, exercícios de concentração, respiração e desinibição, etc., etc., concluí (mais uma vez!) que o saber não ocupa lugar, e isso deixa-me feliz.

Sem comentários: